Friday, July 27, 2007

RIBEIRA GRANDE-SANTO ANTÃO (lV)

ADIJA – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE JOÃO AFONSO – SANTO ANTÃO (IV)
Por Daniel Miranda

A Associação de Desenvolvimento Integrado de João Afonso (ADIJA), uma organização comunitária, criada em 2 de Abril de 2000, por um grupo de jovens no seio da população local, prosseguindo fins não lucrativos e independentemente de qualquer cor política ou confissão religiosa. De acordo com os seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 28/III/87, no Suplemento do B.O nº 52 de 31 Dezembro de 1987, essa associação cívica, que tem personalidade jurídica, envolve parcerias e participação comunitária.
Portanto, esse Grupo de Jovens, que quer pensar e quer desenvolver essa localidade, tem desenvolvido desde a sua criação, várias acções nomeadamente as que visam: criar o espírito de coesão, confiança e credibilidade junto de parceiros de desenvolvimento como, a Câmara Municipal da R.ª Grande, a Delegação do Ministério do Ambiente, Agricultura e Pescas, OADISA e CRP-AS.
Com a ajuda desses parceiros, vários projectos já se materializaram, cujos resultados estão à vista de todos. No domínio de saneamento, já se construíram 26 casas de banho, 12 habitações sociais; no âmbito do programa do meio Ambiente, construíram-se, diques de correcção torrencial, de levadas, plantação de 1.200 plantas frutícolas, 5.000 plantas florestais, para além de ter apoiado actividades desportivas e culturais, formação profissional, educação pré escolar, terceira idade, além de suportar custos de funerais a favor dos mais carenciados. Essa, associação é que tem garantido postos de trabalho nesse imenso vale, para o ganha pão de algumas famílias, através de acções de desenvolvimento local, levada a cabo desinteressadamente.
Contudo, desejamos que essas parcerias, continuem com maior intensidade para concretização dos projectos já traçados para ano 2005. Assim, no dia 14 do mês de Julho, deste ano, ao proceder-se, no acto de inauguração à entrega das chaves das habitações recém - construídas aos seus beneficiários. No decorrer do acto oficial que teve lugar na zona de Tchã Marintchinha, um dos moradores, ao ouvir os discursos das entidades, em particular do Presidente da Associação, que apontou algumas metas atingir por esse ano, disse em voz baixa, que vocês é que irão tirar o João Afonso do isolamento e pobreza a que está devotado, adiantando que como vem aí o período de campanha, em que normalmente, se fazem promessas de construção dessa estradinha, quanto mais não seja que se estende até Gonçalinho, que dava um jeitinho, porque o pobre consola com tudo que vier, porque ele não tem nada. Pois, sem a dita estrada não facilita o desenvolvimento de João Afonso. Ainda o mesmo enfatiza, que a nossa esperança está depositada em vocês e que a fé está em Deus, força rapazes!
Mas segundo consta, o caminho percorrido desde a sua implantação, não tem sido fácil, pois as necessidades locais são muitas e os desejos de desenvolver é cada vez maior.
É de frisar ainda que os carretos de materiais é muito expendioso, devido ao transporte, com grandes distâncias que separam certos locais, a onde termina a estrada. Mas essa Associação, se tiver continuidade de apoios, ambicionará levar avante os seus programas ambientais, construindo mais diques ou represas para beneficio das nascentes e o aumento da irrigação e retenção das enxurradas provocadas pelas chuvas, quando caem com abundância .
Assim, como podemos ver, é uma Associação dinâmica, até que nos leva a concluir, é uma das poucas associações que servem de exemplo de desenvolvimento local, sem esquecermos a de Ribeirão de Campo de Cão, ou outra associação de Santo Antão, de que poderemos falar, numa outra oportunidade.

S. Vicente 17 de Julho de 2005
miradaniel2003@yahoo.com.br - Daniel Miranda A. Gomes

No comments: