Friday, July 27, 2007

RIBEIRA GRANDE-SANTO ANTÃO (lll)

JOÃO AFONSO STº ANTÃO (III)
Por Daniel Miranda


Às vezes, por falta de informação, as belíssimas panoramas do país ficam no anonimato. João Afonso - Stº Antão - é um dos exemplos. A sua paisagem deslumbrante, atrai qualquer visitante. Para além desse atractivo, João Afonso, possui aguas minerais. A água alcalina, que nasce em Ribeira de Dentro é uma delas. Nos anos sessenta, era transportada dessa localidade para Santa Barbara – Povoação, onde o Sr. Lela Lopes a engarrafava e comercializava, isso bem antes do inicio da importação de águas da Europa.
Também, há pessoas que dizem haver em João Afonso água férrea. no mesmo local. Se existissem via de acesso, - estradas - de certeza estimular-se-ia algum investidor em engarrafar a dita água, o que geraria emprego para algumas pessoas, dessa zona.
As localidades mais afastadas de João Afonso, onde termina a estrada (Chã de Coelho), são as mais produtivas: Fajã dos Cumes e a Fajã dos Bois. Com destaque para essa última, que parece uma pequena vila – jardim, num planalto. Ali produz café, goiaba, laranja, para além de outros produtos, dado ao micro clima existente. Mas toda a mercadoria é transportada durante mais de 2km por animais (burros, mulas) e/ou na cabeça das pessoas até Chã de Coelho.
As crianças dessas localidades, para frequentarem o Ensino Secundário, tem de percorrer quilómetros e mais quilómetros a pé para chegarem à Povoação - Vila da Ribeira Grande, pelo que são obrigadas a sair de casa cerca das 4horas de manhã e regressarem à casa as 16 horas. Todavia, esse tormento vai ser minimizado com a construção do Liceu em Coculí.
João Afonso carece de um serviço sanitário. O problema poderia ser resolvido com a formação e prestação de dois agentes sanitários dessa localidade. E, quiçá numa primeira fase, colocar-se-ia em regime de voluntário, de pessoas já formadas utilizando umas das salas da Escola do Gonçalinho ou noutro sítio que couber a decisão. Pois a Escola do Gonçalinho, em vez de estar abandonada à sua sorte, poderia ter uma utilização para servir melhor essa comunidade.
Em termos de espaço de lazer para jovens, e não só, existe um polivalente (ainda por concluir) situado em Manuel Ribeiro, o único espaço que permita ocupar os tempos livres, que está sendo utilizado com a prática de actividades desportivas, recreativas e culturais nessa zona, que fica à entrada de João Afonso.
Mas, todavia, os problemas e os avanços dessa localidade não ficam por aqui, conforme fiz referência em outras ocasiões. Numa próxima oportunidade falaremos mais dessa zona bonita de Santo Antão.

S. Vicente 03 de Janeiro de 2004
miradaniel2003@yahoo.com.br
Daniel Miranda A. Gomes

No comments: