Monday, August 13, 2007

João Afonso - Stº Antão (ll)

JOÃO AFONSO STº ANTÃO (II)


Como referimos no número 323 do mês de Novembro de 2003 deste jornal, o problema da estrada irá permitir o desencravamento dessa localidade, frequentada por turistas, embora de passagem. Essa atracção poderá ajudar a desenvolver a referida localidade, conjuntamente com a sua potencialidade agrícola, assim como as indústrias do fabrico de aguardente da cana sacarina e seus derivados. E, com o desencravamento, a permitir uma maior circulação de pessoas e bens, facilitará o escoamento dos produtos agrícolas, melhoramento das habitações, assim como a introdução das novas tecnologias agrícola. Os canais e sistema de rega, vão beneficiar-se - porque os caudais estão a diminuir-se e em certos lugares já estão a transformar-se em sequeiro. Ainda poderá ter a possibilidade de obter água de furo, através da utilização das novas tecnologias, visto que os caudais estão a escassear-se como referimos a trás.
A população de João Afonso é conhecido como um povo lutador, com pequenos negócios, a fabricação de aguardente, mel, licores, etc., e primando pela sua qualidade, em fim, procurando estabilizar-se na própria zona, assim como fora da Ilha e na diáspora. Estes têm contribuído para melhorar a qualidade de vida dos familiares, tendo em conta as dificuldades da própria Ilha, uma vez que a vida da agricultura não é fácil como parece, principalmente nos tempos pouco chuvoso em que o custo de vida é muito superior em relação aos rendimentos, tanto é que nos meses de Agosto, Setembro e Outubro, em que os agricultores passam por grandes dificuldades económicas, devido a execução dos trabalhos agrícolas, nessa época. Nas áreas de regadio, apesar de possuir praticamente a monocultura da cana sacarina, verifica-se algumas tentativas em diversificá-la, nomeadamente como o cultivo da hortaliça, bananeira, entre outros, apesar das escassez de água que já referimos, e das pragas de mil pés e a mosquinha branca. Esta última (a mosquinha branca) que assola a agricultura nessa Ilha, ataca todas as plantas e destruindo os coqueiros, a mandioca, etc., produto esse, uma das principais fontes de alimentação e de rendimento.
Um outro assunto que poderíamos referir, entre outros, é o melhoramento das habitações no âmbito da luta contra pobreza, mas poderemos falar disso numa outra oportunidade.

S. Vicente 20 de Dezembro de 2003
miradaniel2003@yahoo.com.br
Daniel Miranda A. Gomes – Bela Vista (Daniel Miranda)

No comments: